Publicado no dia 20 de novembro de 2023
Foi encerrado, neste domingo (19), o Seminário e Reunião Nacional das Trabalhadoras Domésticas, com o tema “Pela Reconstrução e Efetivação dos Nossos Direitos”. O evento foi realizado pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e pelo Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos do Brasil (CNTD). O seminário, ocorrido em Brasília, contou com o apoio da Ford Fundation, ONU Mulheres, Fundo Elas, Themis, Fundo Labora e Solidarity Center.
O objetivo foi reunir as devolutivas dos seminários regionais. Além de criar uma agenda política com ações para o próximo ano.
Houve Mesas de Debates sobre avanços e retrocessos para os direitos das trabalhadoras domésticas; balanço do atendimento jurídico nos sindicatos; direitos das trabalhadoras migrantes e refugiadas e balanço dos projetos em andamento com as seguintes entidades parceiras: ONU Mulheres, Fundo Elas, Fundo Brasil de Direitos Humanos. E um Grupo de Trabalho discutiu os desafios da implementação dos direitos da categoria. O encerramento do evento contou com o informe dos sindicatos e a reunião de planejamento.
O coordenador de Finanças da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Francisco Xavier, afirmou que, entre as pautas discutidas durante o seminário, será cobrado ao Governo Federal a implantação imediata da Convenção 189.
“Pedimos que seja implantada a Convenção 189, já ratificada no Brasil, para que, de fato, a categoria dos trabalhadores domésticos tenha a equiparação dos direitos dos demais trabalhadores urbanos e rurais”, disse.
“A FENATRAD, com a parceria de importantes entidades, realizou um grande seminário. Foi construído um plano político com ações que intensificam a busca de mais direitos e estratégias para que seja implementada a Convenção 189”, avaliou Luiza Batista, coordenadora geral.
O seminário reuniu os sindicatos filiados dos estados do Acre, Amapá, Associação de Diaristas de Belo Horizonte, Bahia, Campinas, Chapecó, Franca, Maranhão, Nova Iguaçu, Paraíba, Piauí, Piracicaba, Recife, Rio de Janeiro Roraima, São Paulo, Sergipe, Vitória e Volta Redonda.