Publicado no dia 4 de dezembro de 2023
Na última quarta-feira (29), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, vai à sanção presidencial. Pelo projeto, a data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Foram 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Atualmente, a data é feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de resistência contra a escravidão.
“Esta aprovação é uma reparação justa e tardia ao povo negro. O Dia da Consciência Negra tornar-se feriado nacional é de extrema importância. Esperamos que o presidente Lula sancione o mais rápido possível, e que no próximo ano, no dia 20 de novembro, o povo negro possa estar nas ruas mostrando a nossa força, coragem e luta. A categoria das trabalhadoras domésticas, representada na sua maioria por mulheres negras, comemora esta reparação. Parabéns ao povo negro! Viva Zumbi! Viva Dandara!”, disse Luiza Batista, coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).
Com informações da Agência Brasil