Publicado no dia 30 de janeiro de 2024
As diretoras do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA) participaram, no último dia 26, do Seminário “Trabalho Escravo Doméstico: discussões sobre trabalho análogo à escravidão e gênero”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado no dia 28 de janeiro.
O evento foi promovido pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-MA), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e ocorreu no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT-16.
O Seminário teve como objetivo construir parcerias voltadas à erradicação do tráfico de pessoas e do trabalho escravo, além de trabalhar no desenvolvimento de ideias de combate ao trabalho forçado no Estado, com a proposta de investigar quais estados brasileiros mais recebem mão de obra escravizada, oriunda do Maranhão para que, então, com a ampliação do conhecimento estatístico, promovam-se campanhas dirigidas de combate.
As companheiras Mercês, Dalva e Eleonora Rosas representaram o SINDOMÉSTICO/MA na pauta do trabalho escravo doméstico, além da professora e pesquisadora Flávia Moura.
Na ocasião, ocorreu ainda o lançamento da Plataforma COETRAE-MA que apresenta dados sobre a atuação da Comissão, informações sobre trabalho escravo contemporâneo no Maranhão e uma biblioteca virtual que traz estudos sobre as temáticas.