SINDOMÉSTICO/MA participa de Seminário em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Publicado no dia 30 de janeiro de 2024

As diretoras do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA) participaram, no último dia 26, do Seminário “Trabalho Escravo Doméstico: discussões sobre trabalho análogo à escravidão e gênero”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado no dia 28 de janeiro.

O evento foi promovido pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-MA), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e ocorreu no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT-16.

O Seminário teve como objetivo construir parcerias voltadas à erradicação do tráfico de pessoas e do trabalho escravo, além de trabalhar no desenvolvimento de ideias de combate ao trabalho forçado no Estado, com a proposta de investigar quais estados brasileiros mais recebem mão de obra escravizada, oriunda do Maranhão para que, então, com a ampliação do conhecimento estatístico, promovam-se campanhas dirigidas de combate.

As companheiras Mercês, Dalva e Eleonora Rosas representaram o SINDOMÉSTICO/MA na pauta do trabalho escravo doméstico, além da professora e pesquisadora Flávia Moura.

Na ocasião, ocorreu ainda o lançamento da Plataforma COETRAE-MA que apresenta dados sobre a atuação da Comissão, informações sobre trabalho escravo contemporâneo no Maranhão e uma biblioteca virtual que traz estudos sobre as temáticas.

Compartilhe esta notícia: