Publicado no dia 16 de abril de 2024
A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Cleide Pinto, participou, nesta terça-feira (16), às 10h, do lançamento da segunda edição do Programa Trabalho Doméstico Cidadão. Uma parceria entre a entidade e o Governo Federal, através dos ministérios do Desenvolvimento Social, das Mulheres, do Trabalho, da Educação e da Igualdade Racial. O evento vai ocorrer no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Estarão presentes também Rosane da Silva, secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres; e Joana Célia Dos Passos, vice-reitora da UFSC.
A primeira edição do Programa foi lançado no ano de 2006. A nova versão prevê o aumento da escolaridade das trabalhadoras domésticas com Educação para Jovens e Adultos (EJA); cursos de qualificação profissional; formação política de lideranças e letramento racial e acesso das trabalhadoras domésticas a políticas públicas de cuidados, como o acesso especial a creches e políticas habitacionais. Como o Minha Casa, Minha Vida feito só para as trabalhadoras domésticas.
Ainda está em definição quais serão os estados contemplados com o programa.
A ação responde ao pedido da FENATRAD, ainda em época de campanha eleitoral. A Federação fez parte de dois grupos de transição: Mulheres e Trabalho.
Com informações do Governo Federal