Publicada no dia 8 de julho de 2024
A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, é uma das expositoras da live, promovida pela Campanha Global #SoniaLivre, que vai ocorrer, nesta terça-feira (9), às 10h. A plataforma ainda será divulgada.
De acordo com as redes sociais da Campanha, o evento “é mais um passo na luta conjunta contra essa chaga que assola nosso país, o trabalho análogo à escravidão, a subjugação de pessoas pretas e PCD, a posição da mulher frente a estrutura social e como a justiça brasileira reafirma esses pontos de maneira condensada com Sônia”.
A live será mediada por Mylene Ramos Seidl, presidenta do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público do Trabalho (IPEATRA) e coordenadora da Campanha; Marcelo Zig, presidente do Quilombo PCD; e Abão Dib, editor diário PCD e presidente da Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência (ANAPCD).
Entre os expositores estão, Marta de Jesus, irmã de Sônia; Natanael dos Santos, Grio Nacional; Marinalva Dantas, auditora-fiscal do Trabalho; Vanda Pinedo, militante do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina; Izabel Maria Maior, ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Silvia Cerqueira, Conselheira Federal da OAB; Ana Cláudia Figueiredo, advogada e pesquisadora; e Luiz Portinho, Procurador Federal aposentado e diretor do Voz Trabalhadora
Campanha
A Campanha #SôniaLivre é liderada pelo IPEATRA. Foi criada para lutar pela liberdade da trabalhadora domésticas Sônia Maria de Jesus, de 50 anos, resgatada em uma operação contra o trabalho análoga à escravidão realizada na casa do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Jorge Luiz de Borba, em Florianópolis (SC), e que depois retornou à residência dos investigados.
Sônia trabalha na residência desde os 9 anos, sem receber salário, sem descanso, e com várias questões de saúde negligenciadas, como a sua deficiência auditiva.