Nota de pesar da ABET pelo falecimento de Luiza Batista Pereira

Por ABET em 07/03/2025

A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho manifesta profundo pesar pelo falecimento, em 1 de março último, de Luiza Batista Pereira,  coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e também presidenta do Conselho Nacional dos trabalhadores Domésticos (CNTD). 

Aos 69 anos, Luiza Batista era reconhecida com uma grande referência não somente no Brasil, mas em âmbito internacional, para as lutas das trabalhadoras domésticas, causa pela qual se dedicou firmemente por uma vida.

Luiza também contribuiu no processo recente de construção e implementação de processos de inspeção do trabalho no Brasil, que resultou no desenho do Programa de Fiscalização do Trabalho Doméstico em campanhas pelo Trabalho Doméstico Decente, do Ministério do Trabalho do atual governo federal.

Duas notas foram publicadas pela própria Fenatrad, as quais a homenageiam e relembram sobre importantes aspectos de sua trajetória.

Como salientado pela Fenatrad, Luiza Batista Pereira entra para a história como uma das maiores lutadoras em defesa dos direitos ao trabalho e vida dignos para as trabalhadoras domésticas do Brasil e América Latina.

O tamanho de seu legado não pode ser medido, mas a ABET se soma às instituições que manifestam o pesar pela sua perda mas que também reconhecem a sua importância para o sindicalismo brasileiro, para a necessidade de as lutas por direitos serem coletivas, para o avanço das reflexões e conquistas sobre a temática do trabalho doméstico e, de modo geral, para as lutas sociais por igualdade e justiça, no Brasil e no mundo.

Matéria transcrita do site da ABET.

Compartilhe esta notícia: