
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) esteve presente no lançamento do Programa Crédito do Trabalhador, realizado nesta quarta-feira (12), no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Representando a FENATRAD, Cleide Silva Pereira Pinto – Coordenadora de Atas, participou do evento e foi convidada a compor a mesa ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante sua fala, Cleide Pinto destacou a importância histórica das políticas voltadas para as trabalhadoras domésticas, citando iniciativas dos governos do PT desde a primeira edição do Trabalho Doméstico Cidadão (TDC). Além disso, ressaltou como a nova linha de crédito será fundamental para ajudar essas profissionais a se reerguerem, especialmente após os desafios agravados pela pandemia. Ela afirmou: “Essa medida representa um avanço crucial para a classe trabalhadora, que tanto precisa de apoio.”
Um minuto de silencio em memória de Luiza Batista
Em um momento de emoção, Cleide Pinto pediu um minuto de silêncio em memória de Luiza Batista, uma das grandes referências na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas, ela era coordenadora-geral da FENATRAD.
Como de costume, a FENATRAD aproveitou a oportunidade para entregar ao presidente Lula uma carta de reivindicações do setor, reforçando demandas urgentes para a categoria, incluindo a necessidade de implementação e sanção de medidas que garantam melhores condições de trabalho e direitos.
A nova linha de crédito, assinada pelo presidente Lula por meio de Medida Provisória, facilitará o acesso a empréstimos com juros reduzidos para trabalhadores do setor privado, incluindo empregadas domésticas, trabalhadores rurais e MEIs, permitindo o uso da Carteira de Trabalho Digital para contratação junto a mais de 80 instituições financeiras credenciadas pelo INSS.
A FENATRAD segue vigilante e atuante na defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas e reafirma seu compromisso de lutar por avanços que promovam dignidade e valorização da categoria.