
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) esteve presente em Brasília, no dia 25, para participar do lançamento do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (RASEAM), promovido pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, por meio do Ministério das Mulheres. O documento traz um panorama da realidade das mulheres no Brasil e aborda as políticas públicas voltadas para a igualdade entre mulheres e homens.
A FENATRAD foi representada no evento por Chirlene dos Santos Brito, secretária de Formação Sindical, que acompanhou as discussões sobre os sete eixos temáticos que estruturam o relatório. Um dos eixos, “Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho”, trata diretamente das desigualdades enfrentadas pelas trabalhadoras domésticas. O relatório destaca questões como inserção da mulher no mercado de trabalho, desagregação por cor/raça, situação de domicílio, acesso à creche, estudo do uso do tempo, taxa de atividade econômica, desocupação, trabalho doméstico e informalidade.
A participação da FENATRAD nesse espaço reforça a importância do RASEAM como uma ferramenta essencial para embasar políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e mais direitos para as mulheres, especialmente as trabalhadoras domésticas.