A campanha Sônia Livre é uma luta pela liberdade de Sônia Maria de Jesus, uma mulher negra submetida a trabalho análogo à escravidão por mais de 40 anos

No último dia 8 de maio, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou da audiência pública promovida pela Campanha Sônia Livre, que teve como tema central “A naturalização da exploração do trabalho doméstico e o racismo estrutural no Brasil”.
Representando a Federação, Lúcia Helena Conceição de Souza, liderança histórica do movimento de trabalhadoras domésticas, trouxe importantes contribuições ao debate, destacando como o racismo estrutural perpetua desigualdades no setor e reforça a precarização do trabalho doméstico no país. Sua fala evidenciou o papel essencial da organização coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras na luta por direitos, valorização profissional e justiça social.

A FENATRAD reafirma seu compromisso com o enfrentamento ao racismo, à exploração e à invisibilidade histórica que marcam o trabalho doméstico no Brasil. Seguiremos mobilizadas por dignidade e políticas públicas que garantam condições justas e igualdade para todos os trabalhadores e trabalhadoras.