
Entre os dias 17 e 19 de julho, o Brasil será sede de um importante encontro internacional que reúne trabalhadoras domésticas remuneradas de toda a América Latina e Caribe. A Reunião Regional da Confederación Latinoamericana y del Caribe de Trabajadoras del Hogar (CONLACTRAHO) acontecerá em solo brasileiro com o objetivo de fortalecer a luta coletiva pela valorização da categoria e pela construção de uma agenda política e sindical participativa.
O evento reunirá representantes de 18 países, que vão compartilhar experiências, debater lutas históricas e propor ações concretas para a defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas. A proposta é construir de forma conjunta uma Agenda Regional, que será uma ferramenta de mobilização, denúncia e incidência política, fundamentada nas realidades vividas pelas mulheres que sustentam milhões de lares com seu trabalho invisibilizado e, muitas vezes, precarizado.
A FENATRAD (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas) participa ativamente da construção desta agenda, reafirmando seu compromisso com os direitos humanos, a equidade de gênero e o combate ao racismo. Para a Federação, encontros como esse são essenciais para avançar na formulação de políticas públicas que reconheçam o trabalho doméstico como um direito, e não como privilégio.