FENATRAD articula apoio ao 13º Congresso em série de reuniões com quatro ministérios em Brasília

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) cumpriu, nesta semana, uma intensa agenda institucional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em dois dias de mobilização, representantes da entidade participaram de reuniões com quatro ministérios: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Ministério das Mulheres (MM), com o objetivo de articular o apoio institucional ao 13º Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas do Brasil – Luiza Batista e tratar de pautas urgentes relacionadas à categoria.

Durante os encontros, a coordenadora-geral da FENATRAD, Creuza de Oliveira, e a coordenadora de Atas, Cleide Pinto, apresentaram a programação do Congresso e reforçaram o convite para a participação de representantes dos ministérios na abertura do evento. O Congresso trará à tona debates fundamentais como o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo, as violações de direitos das trabalhadoras domésticas resgatadas, a moradia digna para essas mulheres, a economia do cuidado, a violência contra a mulher e o protagonismo das trabalhadoras negras.

A agenda incluiu reunião com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, com a secretária-executiva do MIR, Rachel Barros de Oliveira, com a secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, Laís Wendel Abramo, e com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. A FENATRAD destacou a importância de políticas públicas intersetoriais que garantam dignidade, proteção e reparação histórica às trabalhadoras domésticas no Brasil, reafirmando o papel estratégico da organização sindical da categoria na construção de uma sociedade mais justa.

Compartilhe esta notícia: