
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou do 2º Encontro do FÓNTET – Fórum Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, realizado em São Luís (MA), com a presença de representantes de diversos órgãos do sistema de justiça e entidades da sociedade civil. A convite do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alexandre Teixeira, a FENATRAD foi representada por Maria Isabel Castro, diretora do SINDOMÉSTICO/MA e secretária da Mulher da federação.
Durante o evento, Maria Isabel destacou a importância da presença das trabalhadoras domésticas neste espaço de discussão, denunciando a persistência de situações análogas à escravidão enfrentadas por muitas profissionais no Brasil, especialmente mulheres negras.
“Apesar das conquistas, ainda somos invisibilizadas. Somos uma classe trabalhadora que segue resistindo. Há uma enorme resistência da sociedade em reconhecer nosso trabalho, e o racismo estrutural faz com que o Brasil, que foi o último país a abolir a escravidão, ainda nos enxergue como escravas modernas”, afirmou.
Ela também ressaltou a importância de denunciar casos de trabalho doméstico em condições degradantes e de lutar por políticas públicas que garantam proteção e dignidade para a categoria. Maria Isabel esteve acompanhada de Aldenora Rodrigues, e aproveitou para destacar a participação da Sra. Pureza e de seu Abel, reconhecidos internacionalmente por sua luta contra o trabalho escravo.
