
Começou ontem, 19, o 13º Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas do Brasil – Luiza Batista, promovido pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e pelo Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas (CNTD). O evento ocorre hoje (20) na Câmara dos Deputados e, a partir de amanhã, segue em Luziânia, Goiás. A ação reúne representantes da categoria de todo o país sob o tema “Pela Equiparação e Respeito aos Direitos Conquistados”, com o objetivo de fortalecer a luta da categoria e consolidar direitos.

A cerimônia de abertura foi marcada por emoção, força coletiva e cobranças diretas ao Estado. Na mesa “Políticas Públicas para as Trabalhadoras Domésticas”, estiveram presentes Laís Abramo, secretária Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento Social, e Rosane da Silva, secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, que reafirmaram o papel do poder legislativo na garantia dos direitos da categoria.

Valdelice Almeida, presidenta do Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas, destacou a importância do evento. “A importância de estarmos no 13º Congresso FENATRAD, Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas, só reforça a luta das trabalhadoras domésticas, das suas organizações e dos espaços que hoje nós estamos inseridos.”

A presidenta ressaltou a homenagem a Luiza Batista. “É muito justa, porque a Luiza era uma inspiração para todas nós que estamos na luta, no nosso sindicato, para a gente não desistir, persistir, e principalmente quando ela falava da importância do TDC, do qual ela fez parte.”
Programação 20 de agosto
• 12h: Ato político | Hall de Taquigrafia
• 13h30: Tribuna das Trabalhadoras Domésticas do Brasil – Luiza Batista | Auditório Nereu Ramos
• 14h: Reunião deliberativa: pauta de trabalho | Plenário 14
• 15h30: Registro histórico | Rampa de acesso ao Congresso
O congresso segue até o dia 24 de agosto, reunindo forças de todas as regiões do país para consolidar direitos, fortalecer a representatividade e dar voz às trabalhadoras domésticas.