20 de novembro- Uma data em homenagem à resistência do povo negro – Por Cleide Pinto

No dia 20 de novembro, celebramos a Consciência Negra; uma data que homenageia a luta e a resistência do povo negro no Brasil. Como mulher negra, trabalhadora doméstica e líder sindical, a nossa trajetória e de outras companheiras que tanto lutaram pela nossa categoria e por Justiça Racial e Social são exemplos de coragem e dedicação nos movimentos sociais e de superação no âmbito pessoal.

Na condição de coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), reforço o compromisso da federação e dos sindicatos filiados pelos quatro cantos do Brasil com a valorização dos direitos da nossa categoria. Na direção e nos trabalhos de base dos sindicatos filiados, em diversos estados do nosso país, há mulheres comprometidas com a luta do povo negro.

Como mulher negra, trabalhadora doméstica e líder sindical, ressalto que a nossa trajetória, desde Laudelina de Campos Melo,minha mãe, Maria de Lourdes Silva Pereira, Creuza Oliveira, Luiz Batista e tantas outras, é um exemplo de coragem e dedicação nos movimentos sociais por uma sociedade mais justa e de superação na vida pessoal. Nós, guerreiras, estamos na luta na busca por igualdade e o empoderamento das mulheres.

Espero que nossa luta inspire outras mulheres, mostrando que, através da união e da luta é possível transformar realidades e construir um futuro mais justo.

Neste dia, celebramos não apenas a memória de Zumbi dos Palmares e de todos que vieram antes e depois, mas também a força e a resiliência de mulheres que seguem pavimentando o caminho para as gerações futuras.

O 20 de novembro é um símbolo da luta!

Compartilhe esta notícia: