Cerimônia ocorreu no IFBA, em Salvador, na última quinta-feira (18)

Trabalhadoras domésticas de Salvador e de Feira de Santana participaram, na última quinta-feira (18), da cerimônia de certificação do Programa Mulheres Mil, realizada no Instituto Federal da Bahia (IFBA), na capital. A formação é fruto da parceria entre o Programa Nacional Mulheres Mil, do Governo Federal, a FENATRAD e sindicatos filiados à Federação, garantindo cursos gratuitos de qualificação profissional, especialmente na área do cuidado.
A atual edição do programa dá continuidade ao projeto piloto realizado em 2024, que envolveu sindicatos de trabalhadoras domésticas de diferentes estados brasileiros, a exemplo da Bahia, Sergipe, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. E que abriu caminho para a ampliação da iniciativa em todo o país.
Segundo Creuza Maria Oliveira, uma das fundadoras da FENATRAD, dirigente da CNTD – Confederação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a certificação representa um marco histórico para a categoria.
“As trabalhadoras domésticas sempre fizeram o trabalho do cuidado e nunca foram reconhecidas. Agora, com a certificação do Instituto Federal da Bahia, essas mulheres passam a ter um certificado da academia que fortalece e valoriza esse trabalho. Foram três meses de formação, e esse diploma vai permitir que elas negociem melhor sua função.”
Creuza também destacou que o programa dialoga com o Plano Nacional do Cuidado – Brasil que Cuida, lançado pelo Governo Federal, do qual participou representando a federação e a categoria.
Para Francisco Xavier de Santana, coordenador de Gestão Administrativa da FENATRAD, o Programa Mulheres Mil é resultado direto da luta histórica da federação junto ao Governo Federal. “É uma conquista da Fenatrad garantir que o Programa Mulheres Mil tenha um segmento exclusivo para as trabalhadoras domésticas. Conseguimos assegurar que trabalhadoras domésticas de todo o Brasil fossem contempladas nessa formação. Aqui na Bahia, essa experiência serviu de referência. Tivemos três turmas em Salvador e duas em Feira de Santana, com cerca de 150 mulheres, e graças ao trabalho dos sindicatos não houve evasão.”
Francisco também ressaltou a articulação com os ministérios envolvidos na iniciativa, como o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o Ministério das Mulheres, o Ministério dos Direitos Humanos, o Ministério da Educação, o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério do Trabalho, além da parceria com os Institutos Federais, responsáveis pela certificação.
De acordo com Chirlene dos Santos Brito, coordenadora de Finanças da FENATRAD, a formação representa um avanço concreto para a valorização profissional da categoria.
“O curso de qualificação profissional é uma importante ação para as trabalhadoras domésticas, com conteúdos voltados para a área do cuidado. O programa valoriza a nossa função e fortalece a nossa luta por reconhecimento e direitos.”
Na cerimônia realizada em Salvador, 90 trabalhadoras domésticas receberam o certificado no IFBA. As 60 formandas das duas turmas de Feira de Santana também estão recebendo as suas certificações.
O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a qualificação profissional, o empoderamento e a inclusão social das mulheres, reconhecendo saberes construídos ao longo da vida e valorizando o trabalho das trabalhadoras domésticas em todo o Brasil.
