Formação de Educadoras Populares do TDC reúne coordenadoras da FENATRAD em Nova Iguaçu



Crédito de imagem: Carolina Bruzzone

O último final de semana foi marcado por uma importante atividade de formação das educadoras populares que atuam no Programa Trabalho Doméstico Cidadão (TDC). O encontro aconteceu na sede do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de  Nova Iguaçu (@sindomesticasni), em Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A atividade contou com a participação de Cleide Silva Pereira Pinto, coordenadora-geral da FENATRAD, e Chirlene dos Santos Brito, coordenadora de Finanças da FENATRAD. Ambas são coordenadoras do Programa Trabalho Doméstico Cidadão (TDC), ao lado das coordenadoras regionais: Lúcia Helena (região Sudeste), Leandra (região Sul), Maria Isabel (região Norte-Amazônia) e Quitéria (região Nordeste).

Crédito de imagem: Carolina Bruzzone

O encontro teve como objetivo preparar o Quarto Módulo do TDC, que abordará elaboração de projetos. “As professoras se reuniram para preparar a aula do TDC Quarto Módulo, que vai ser aplicado nas próximas aulas”, explicou Cleide Silva Pereira Pinto.

Crédito de imagem: Carolina Bruzzone

Para Chirlene dos Santos Brito, o módulo traz uma discussão fundamental para a sustentabilidade das organizações da categoria. “A gente vai tratar de um tema muito importante para a categoria e para os sindicatos, trazendo a metodologia de Paulo Freire para que a gente possa ter uma comunicação leve com as próprias companheiras. O tema é elaboração de projetos, onde a gente vai tentar levar para as companheiras, num formato mais leve, como elaborar e como buscar a própria sustentabilidade dos nossos sindicatos e associações envolvidas no TDC”, destacou.

Metodologia inovadora por e para trabalhadoras domésticas

O diferencial do TDC está em sua metodologia de educação popular. Conforme explica Louisa Acciari, coordenadora de Projetos da FENATRAD, “a metodologia do TDC é que são as próprias trabalhadoras domésticas que fazem a formação. Essas seis formadoras, primeiro elas estudam juntas o módulo para depois poder construir junto com as 150 alunas uma formação. Não é uma formação onde você vai ter uma professora dando aula, são as próprias trabalhadoras que se reapropriam dos conteúdos, dos materiais e que dão aulas como metodologia de educação popular para sua categoria”. Louisa ressalta ainda a importância dessa abordagem. “Isso é importante porque é muito inovador. Em geral, os outros cursos de formação que vêm para a FENATRAD já vêm com conteúdo pronto e com professoras que não são da categoria. Nesse caso, elas são quem refletem sobre a metodologia, o que elas querem passar e como elas querem passar para as outras. E tem essa flexibilidade de que no dia da formação também o roteiro pode mudar, porque vai depender dos conhecimentos das outras, do que elas querem construir juntos. É um processo maravilhoso de formação por elas e para elas”.

O quarto módulo do TDC será ministrado em breve para as 150 trabalhadoras domésticas que participam do programa em todo o país.

Compartilhe esta notícia: