FENATRAD participa de ato de entrega de computadores para a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também realiza entrega de computadores para cooperativas de catadores e para CRAS em João Pessoa

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou, na última sexta-feira (6), da ação “Conectando Futuros – Formando Talentos”, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que resultou na conquista de cinco computadores para a Associação de Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande.

A entrega dos equipamentos representa um marco importante para a categoria, que concluiu cursos de inclusão digital e agora poderá ampliar o acesso às ferramentas tecnológicas, fortalecendo a formação e a organização das trabalhadoras domésticas na região.

“Essa conquista para a categoria é fundamental. Os computadores vão permitir que nossas companheiras de Campina Grande continuem avançando na inclusão digital e fortaleçam sua organização”, destacou Maria das Graças dos Santos, dirigente da Secretaria da Mulher da FENATRAD e diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Paraíba.

Durante o evento, que contou com a presença do ministro Frederico Siqueira Filho, o MCTI também realizou a entrega de 100 computadores para cooperativas de catadores. Além disso, grupos de idosos dos CRAS de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Bayeux receberam certificados de conclusão de cursos de inclusão digital.

FENATRAD garante equipamentos para CRAS de Mandacaru

A atuação da dirigente Maria das Graças dos Santos durante o evento também resultou em outra conquista importante. Acompanhada por duas idosas usuárias do CRAS de Mandacaru, em João Pessoa, ela apresentou diretamente ao ministro a realidade da unidade, que enfrenta a falta de computadores e infraestrutura para dar continuidade aos cursos de inclusão digital.

“Conversamos com o ministro e com o assessor dele e mostramos a necessidade do CRAS ter computadores para que os grupos de idosos possam avançar na tecnologia. Já fizemos curso, mas foi pelo celular, porque não tinha computador. 

Sensibilizado com a situação, o ministro se comprometeu a destinar dois computadores imediatamente para o CRAS de Mandacaru, garantindo a retomada das atividades e ampliando o acesso dos idosos às ferramentas digitais. Assim  ampliamos nossa atuação social”, relatou. 

Para Maria das Graças, as conquistas simbolizam o papel social e político das trabalhadoras domésticas organizadas.  “Podemos repetir esse caminho em outras ações, dialogando com gestores e mostrando a importância de investir em tecnologia para fortalecer a assistência social, a inclusão digital e a organização da nossa categoria”, concluiu.

Compartilhe esta notícia: