No próximo dia 4 de setembro, no auditório da CUT, no centro da capital paulista, ocorrerá o Seminário “Lutas e Desafios das trabalhadoras Domésticas no Mundo do Trabalho”. O evento é organizado pelas secretarias da Mulher Trabalhadora e de Combate ao Racismo da CUT Nacional e da CUT-SP e tem apoio do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) e da Escola Sindical de São Paulo.
As inscrições para participar podem ser feitas até o dia 1º de setembro pelo e-mail escolasp@uol.com.br, informando nome, entidade e telefone para contato.
A atividade contará com a participação de diversas estudiosas e pesquisadoras, que vão tratar sobre direitos e conquistas das trabalhadoras domésticas por todo o mundo. De acordo com estudo divulgado pela Organização Internacional do trabalho (OIT) em 2016, o Brasil é o país com maior número de empregadas domésticas, com 7,2 milhões, e a maioria delas são mulheres e com proteção social insuficiente.
Para Cleide, diretora de Formação Sindical da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), “o Seminário terá muitos esclarecimentos sobre a reforma trabalhista e o trabalho doméstico, as leis e os direitos adquiridos. É importante que as trabalhadoras domésticas compareçam para o fortalecimento e não permitir uma volta de condições de trabalho análogos à escravidão. Precisamos esclarecer os pontos principais dessa reforma para que as trabalhadoras não sejam enroladas por patrões mal intencionados”, disse.
Além da Cleide, Luiza Pereira, presidenta da Fenatrad também estará presente nesse importante evento que interessa à classe.
Confira a matéria na íntegra: http://cutsp.org.br/noticias/seminario-discutira-luta-e-resistencia-das-empregadas-domesticas-no-brasil-f35e/
Participe!