A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) foi uma das entidades homenageadas no Encontro de Solidariedade e Direitos Humanos 2020, realizado no dia 07 de dezembro.
Luiza Batista, presidente da FENATRAD, agradeceu o reconhecimento pelo trabalho e destacou as vitórias, durante a trajetória, nos 23 anos de existencia da entidade. “Lutamos e conseguimos igualar nossos direitos com as demais categorias”, frisou.
Um dos destaques foi a proposta de emenda constitucional que garantiu FGTS para os trabalhadores domésticos e o avanço no combate ao trabalho escravo e exploração da mão de obra infantil. “Lutamos pela Carta Magna brasileira e em defesa da vida”, disse Luiza, lembrando que a federação conta com pessoas e parceiros corajosos, que insistem na defesa dos direitos fundamentais e combate das desigualdades sociais.
“Somos uma categoria numerosa. Mais de oito milhões de trabalhadoras e trabalhadores, em sua maioria mulheres negras com pouca escolaridade, periféricas, mãe solteiras. Conquistamos direitos e muitas parcerias nos movimentos sociais, feministas, igreja católica e movimento sindical”, lembrou.
Luiza Batista destacou em sua fala, durante evento virtual, que os direitos antes negados à categoria, como jornada de trabalho, horas extras, adicional noturno, seguro desemprego, abonos familiar e de acidente se tornaram exigências.
O reconhecimento à atuação da entidade veio através da homenagem.
O Movimento Humanos Direitos (MHuD) é integrado por artistas e intelectuais, como Camila Pitanga, Dira Paes e Osmar Prado. Defende a vida e combate preconceitos e desigualdades sociais.
Em 2020, devido à pandemia do Covid19, não foi realizado o tradicional Prêmio João Canuto, mas em parceria com a REDE ( Rede Social de Justiça e Direitos Humanos) foi realizada uma programação virtual, que está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=l8UI5YobMwU.