“Título de Doutora Honoris Causa de Benedita da Silva da UFRRJ é o reconhecimento à sua trajetória”, diz Luiza Batista

Publicado no dia 4 de julho de 2024

O Conselho Universitário da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aprovou, no dia 28 de junho, a concessão do título de Doutora Honoris Causa para a deputada federal Benedita da Silva. A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, parabeniza Bené, como é conhecida a deputada, pela honraria.

“É um Título merecido e que reconhece a longa trajetória de resistência e luta desta mulher negra, que mesmo tendo uma infância difícil e sacrificada, sempre lutou para melhorar a sua vida e a da coletividade. Benedita foi a única deputada negra da Constituinte, a primeira senadora negra em 1994. São muitos pontos a serem destacado, mas a FENATRAD destaca, principalmente, a luta de Benedita da Silva em prol das trabalhadoras domésticas”, disse Luiza Batista.

Bené foi trabalhadora doméstica, professora, assistente social e técnica de enfermagem. “Bené fez e vem fazendo história, representando as mulheres negras deste país. O Título de Doutora Honoris Causa significa que a Academia está se aproximando das pessoas, está abrindo os olhos para a importância das mulheres negras. Pela história de luta de Bené, mesmo que tardiamente, ela será Doutora Honoris Causa”, informou Luiza Batista.

“Parabéns, deputada Benedita da Silva. Que este Título e reconhecimento se traduza em força, para que a senhora possa continuar nesta luta. É o que a FENATRAD te deseja. Saúde e força para continuar lutando contra este sistema. Nosso muito obrigada por todo apoio que vem nos dando”, frisou a sindicalista.

PEC das Domésticas

A deputada Federal Benedita da Silva é uma porta-voz da luta das trabalhadoras domésticas na Câmara Federal. Ela foi a relatora da PEC das Domésticas, marco legal que garante o direito da categoria a ter salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente de trabalho, pensão por morte e aposentadoria por invalidez, idade e tempo de contribuição.

Além disso, a parlamentar é autora do PL 5238/2013 que equipara o empregador doméstico a uma empresa individual garantindo o pagamento obrigatório do seguro-desemprego e do FGTS ao trabalhador doméstico.

Trajetória de Benedita da Silva

Em seu quinto mandato como deputada federal, Benedita da Silva foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora do Rio de Janeiro, deputada na Assembleia Constituinte de 1988, senadora e governadora do Rio de Janeiro. Foi também ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social. Atualmente, coordena a bancada feminina na Câmara. (Fonte: Agência Brasil).

Compartilhe esta notícia: