FENATRAD participa do L20, em Fortaleza

Acontece, nos dias 23 e 24 de junho de 2024, em Fortaleza – Ceará, a cúpula do L20 (Labour 20, ou Grupo de Trabalho sobre Emprego), com o tema: “Construir um mundo justo e um planeta sustentável através de um Novo Contrato Social”.

O L20 representa os interesses dos trabalhadores ao nível do G20 (Grupo das 20 maiores economias do mundo, do qual o Brasil faz parte). Reúne representantes dos sindicatos dos países do G20 e das Federações Sindicais Internacionais, sendo coordenado pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e pelo Comitê Consultivo Sindical (TUAC-CSC) da OCDE.

O L20 é um dos grupos de consulta oficiais do G20, ao lado do grupo empresarial (Business 20), o da sociedade civil (Civil 20) e o dos jovens (Juventude 20). Transmite mensagens-chave do movimento sindical internacional nas consultas do Grupo de Trabalho sobre Emprego, nas reuniões dos Sherpas, dos ministros do Trabalho e das Finanças, e nas cúpulas do G20. Os membros do L20 formulam as suas mensagens principais através de um amplo processo de consulta e confirmam os seus objetivos políticos durante a Cúpula do L20, por ocasião de cada presidência do G20.

Este ano, o Brasil tem a Presidência do G20, e o governo está organizando um amplo processo de participação da sociedade civil para construir as pautas do G20 que será realizado em novembro, no Rio de Janeiro. As reuniões paralelas dos grupos de trabalho servem para informar as decisões dos ministros e governos, sendo, portanto, um momento muito importante de debate e construção coletiva.

Como membro da CUT, a FENATRAD está participando do atual L20, representada por Cleide Pinto, secretária de Atas da entidade, e Louisa Acciari, coordenadora de projetos da federação. Os temas debatidos durante a Cúpula refletem as prioridades definidas pela presidência Brasileira do G20: novo contrato social; defesa dos direitos trabalhistas; reforma da governança global; transição climática justa; impacto da inteligência artificial no mundo do trabalho; salário digno e erradicação da pobreza.

“A presença da FENATRAD, junto às centrais sindicais e outros segmentos do movimento sindical, é de suma importância, e mostra seu reconhecimento em nível nacional e internacional. Garantir os direitos das trabalhadoras domésticas é fundamental quando se trata de trabalho decente e erradicação da pobreza”, diz Cleide Pinto.

Confira, neste link, informações sobre o L20:

https://www.g20.org/pt-br/g20-social/grupos-de-engajamento/l20

Compartilhe esta notícia: