Publicado no dia 16 de dezembro de 2024
Na última sexta-feira (13), foi realizado um tributo ao ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, considerado uma das principais lideranças do movimento negro brasileiro. Ele morreu de infarto, no dia 13 de dezembro do ano passado, em Lauro de Freitas. A homenagem ocorreu na Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (FMB/UFBA), no Pelourinho, em Salvador.
Em seu pronunciamento no ato, a presidenta de Honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato das (os) Trabalhadoras (es) Domésticas (os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, destacou o apoio de Luiz Alberto ao movimento sindical das trabalhadoras domésticas.
Creuza Oliveira afirma que o homenageado ajudou na criação da Associação das Trabalhadoras Domésticas, em 1986, e do Sindicato das (os) Trabalhadoras (es) Domésticas (os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), em 1990. “Luiz Alberto estava lá, apoiando a fundação do nosso sindicato. Foi ele que fez com que a direção da CUT percebesse que tinha um sindicato de uma categoria de mulheres negras, na sua maioria. Ele foi uma figura muito importante”, disse.
A sindicalista ressaltou ainda a constitucionalidade do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei nº 1.652, de 2003, de autoria de Luiz Alberto, que altera a Lei nº 5.859, de 1972, que dispõe sobre a profissão de empregado (a) doméstico (a), como a proibição dos empregadores de efetuar qualquer desconto nos salários das trabalhadoras que não os determinados por lei.
“Luiz Alberto é uma grande referência, deixou um legado muito importante para a categoria das trabalhadoras domésticas e para o nosso sindicato, que luta, inclusive, contra a escravidão moderna, como exemplo, o caso de Sônia, trabalhadora que está sendo escravizada há 40 anos. Tenho certeza que se Luiz Alberto estivesse aqui ele estaria na defesa da campanha #SôniaLivre”, frisou Creuza Oliveira.
Estiveram presentes a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), e a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães.
Sobre
Luiz Alberto nasceu na comunidade quilombola Baixa do Guaí. O ex-deputado federal foi um dos mais atuantes defensores dos direitos da população negra no Congresso e um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU).
Antes de falecer, era assessor especial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH).
Ele foi deputado federal pelo PT entre 1997 e 1999 e depois entre 2001 e 2015.