Durante três dias (19, 20 e 21) o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Pernambuco comemorou 30 anos de existência e luta com um seminário que tratou de assuntos políticos, étnicos e outros relacionados diretamente à causa das trabalhadoras domésticas.
Na sexta-feira, 19, houve uma mesa de saudação às trabalhadoras domésticas e convidadas. Também aconteceu análises de conjuntura política com a deputada estadual Tereza Leitão (PT), com Betânia Ávila, do SOS Corpo e Vera Baroni, que fez relação entre as mulheres negras e as dificuldades do trabalho doméstico.
Sábado e domingo foram dias de diálogos interativos com Silvia Maria, do Sindicato dos Trabalhadores Doméstico do Município de São Paulo, que tratou sobre acordo coletivo e trabalho imigrante; Lenira Carvalho, presidenta da honra e fundadora do Sindoméstico PE e Verônica Ferreira, do SOS Corpo, também participaram dos diálogos e foram entrevistadas dentro dos seus respectivos contextos. “As atividades interativas foram bem recebidas e devem inspirar as companheiras de outros estados”, disse Luiza Batista, presidenta do Sindoméstico PE sobre o orgulho de mais um aniversário de lutas da entidade.
Ainda participaram como convidadas a secretária geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) Creuza Maria Oliveira, Liana Araújo, secretária de mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT/PE) e Milena Prado, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).