Maria Noeli dos Santos, diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), participou, no dia 26 de julho, do Fórum sobre “Desafios da Pesquisa e da Militância”, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao lado das companheiras dos Sindicatos dos Trabalhadores Domésticos do Rio Comprido, Volta Redonda, Pelotas e Nova Iguaçu.
Na ocasião, a sindicalista assinou o Termo de Cooperação do Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho; Escola de Formação de Habilidades para Vida e o Cuidado. Uma parceria da FENATRAD com a Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD), Care, THEMIS, Sindoméstico do Rio Comprido, Nova Iguaçu, Volta Redonda.
O Projeto visa contribuir com propostas para as trabalhadoras domésticas em três países (Equador, Colômbia e Brasil) através do fortalecimento de suas organizações, colocando em prática um enfoque de negócio social que lhe permita conseguir sustentabilidade econômica para fortalecer seus processos de Formação em direitos e reincidência política a nível local, nacional e regional.
O objetivo é ter cursos de formação em Direitos Trabalhistas, Direitos Humanos, Previdenciário, Gênero, raça e classe.
Os cursos profissionalizantes são Cuidados com idoso e Crianças, Noções Básicas de Informática e também uma pesquisa sobre Trabalho remunerado e não remunerado das trabalhadoras domésticas em nível local e nacional.
“Estamos aguardando o cronograma dos cursos e resolvendo algumas pendências”, disse Maria Noeli dos Santos.
Durante o Fórum, os alunos da UFRGS apresentaram suas teses sobre o trabalho doméstico no Brasil e América Latina. “Foi um evento que nos trouxe muito aprendizado”, disse a diretora da FENATRAD.
Participaram do Fórum as pesquisadoras Mary Goldsmith e Jurema Brites.