Fantástico mostra semelhanças entre realidade e ficção no trabalho doméstico

0

Em matéria veiculada no último dia 20, o semanal Fantástico, exibido pela Rede Globo, veiculou matéria que traça relações de semelhança entre a vida real das trabalhadoras domésticas e o filme brasileiro “Que Horas Ela Volta” (Ana Muylaert/Pandora Filmes).

O filme conta a história das personagens principais Val e Jéssica, protagonizados por Regina Cazé e Camila Mádila, respectivamente. Val trabalha como doméstica em uma residência e deixa sua filha no interior do Nordeste para, tempos depois, conviver com ela na casa de seus patrões. Segundo a própria matéria, “os patrões a tratam com falsa cordialidade”.

A matéria traz à tona um importante assunto sobre o trabalho doméstico e as relações de emprego que muitas famílias têm com seus funcionários da categoria. Creuza Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e Sindicato das Trabalhadoras Domésticas no Estado da Bahia (Sindoméstico BA), também foi consultada para relatar experiências e suas identificações com o filme, bem como a ex-trabalhadora doméstica Josefina Dantas, que viveu a história do filme, assim como tantas outras.

O vídeo exibido pelo Fantástico também traz as novidades da legislação com relação ao trabalho doméstico.

A película brasileira “Que Horas Ela Volta” já foi premiada em importantes festivais de cinema pelo mundo, como o de Berlin, e foi escolhida como representante brasileira no Oscar.

Veja o filme em: https://youtu.be/kBWrMOz8Bro

Compartilhe esta notícia: