Nos dias 15 e 16 de setembro o Sindoméstico Nova Iguaçu (RJ) recebeu o Seminário que tratou dos Módulos de Capacitação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.
A iniciativa é capacitar as lideranças sindicais para fortalecer suas bases. “Os pontos serão testados em alguns sindicatos da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e em Nova Iguaçu trataremos a organização sindical, funções e histórias, além do planejamento estratégico e situacional”, afirmou Cleide Pinto, presidenta do Sindoméstico Nova Iguaçu.
Outros pontos tratados foram sobre a formação política para as trabalhadoras domésticas, legislação nacional e normas internacionais e condições de trabalho. Durante o Seminário também aconteceram apresentações de projetos, discussões acerca de pontos positivos e negativos das ações, definições sobre planejamentos e objetivos das ações.
“Foram apresentadas as funções de um sindicato de trabalhadoras domésticas, falamos sobre atendimento e inclusão das participantes nos planejamentos. Nas atividades em grupo desenvolvemos mais interação e elaboramos textos curtos para divulgação em redes sociais”, completou Cleide.