Vice do sindicato de Nova Iguaçu, Nair Jane de Castro Lima recebe o “Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro” na Assembleia Legislativa do Rio

 

açba2

Dia 11 de março, as 15 horas, foi realizada a entrega do “Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro”. O evento, parte das atividades da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) homenageou a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Nova Iguaçu, Nair Jane de Castro Lima, bem como outras 13 mulheres – entre elas Maria Prestes, ex-mulher de Luís Carlos Prestes.

Conduzido pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), a solenidade buscou reconhecer mulheres que, com suas atuações e contribuições, impactaram a sociedade civil. Além de Enfermeira Rejane, discursaram ainda a desembargadora Ivone Ferreira Caetano, Sandra Ornelas, da Subsecretaria de Políticas Para Mulher (SUBPM), Helena Pirajibe, presidente do CEDIM-RJ e integrante do Coletivo Margaridas, do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e a delegada Juliana Emerick, da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM).

Durante o pronunciamento, todas reforçaram a importância das políticas públicas de combate a violência a mulher, em especial, a Lei do Feminicídio, criada em 2015 durante o governo de Dilma Rousseff.

Pirajibe relembrou ainda a importância da educadora baiana Leolinda Daltro para os direitos da mulher no Brasil, e citou em especial a importância da luta e participação política de Nair Jane de Castro Lima, atuante desde 1961, com a Associação Profissional de Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro, até os dias de hoje, no Sindicato da categoria em Nova Iguaçu e no Conselho Municipal do Idoso. Após o pronunciamento das representantes da Comissão e apresentação de um coral de mulheres, cada homenageada discursou sobre sua trajetória de vida como mulher militante

 

Compartilhe esta notícia: