Programa Domésticas em Ação vai abordar a Reforma da Previdências e seus impactos para o trabalhador

O programa Domésticas em Ação, uma parceria da WebRádio Migrantes com o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P.), terá como tema das próximas duas semanas a Proposta de Reforma da Previdência que está em discussão no Congresso Nacional. Para tratar do tema, o convidado é José Silvestre Prado de Oliveira, coordenador de Relações Sindicais do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

No primeiro programa da série, serão abordadas as principais modificações que a Proposta de Reforma da Previdência busca trazer para a aposentadoria do trabalhador: a aposentadoria por idade, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição e o novo cálculo da média salarial. No segundo programa, por sua vez, será tratado sobre os impactos e perigos que a Reforma da Previdência pode trazer para o regime de proteção do trabalhador, para o mercado de trabalho e economia do Brasil. Esses próximos dois programas são de fundamental importância, não apenas para o trabalhador doméstico, mas para todos os trabalhadores brasileiros, pois foram apresentados pontos que muitas vezes não são claros para a população em geral, e que terão impactos significativos para a vida do trabalhador.

Um dos objetivos do S.T.D.M.S.P. com o programa Domésticas em Ação é conscientizar a categoria, e a classe trabalhadora, sobre seus direitos, por isso, trazer especialistas que podem falar mais sobre temas como a Reforma da Previdência confirma a missão. “Como foi discutido, não apenas nossos direitos de aposentadoria estão sendo ameaçados, como também toda a estrutura de proteção do trabalhador, que vem sendo corroída desde a Reforma Trabalhista e com a aprovação da terceirização. É preciso que os trabalhadores estejam atentos e lutem para que seus direitos sejam mantidos, e para isso, a informação é fundamental”, afirmou Silvia Maria, do S.T.D.M.S.P.

Compartilhe esta notícia: