Diretora da FENATRAD assina Termo de Cooperação de Projeto em parceria com entidades

Maria Noeli dos Santos, diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), participou, no dia 26 de julho, do Fórum sobre “Desafios da Pesquisa e da Militância”, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao lado das companheiras dos Sindicatos dos Trabalhadores Domésticos do Rio Comprido, Volta Redonda, Pelotas e Nova Iguaçu.

Na ocasião, a sindicalista assinou o Termo de Cooperação do Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho; Escola de Formação de Habilidades para Vida e o Cuidado. Uma parceria da FENATRAD com a Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD), Care, THEMIS, Sindoméstico do Rio Comprido, Nova Iguaçu, Volta Redonda.

O Projeto  visa  contribuir  com propostas para  as trabalhadoras domésticas em três países (Equador, Colômbia  e Brasil) através  do fortalecimento de suas organizações, colocando em prática um enfoque de negócio social que lhe permita conseguir sustentabilidade econômica para fortalecer seus processos de Formação em direitos e reincidência política a nível local, nacional e  regional.

O objetivo é ter cursos de formação em Direitos Trabalhistas, Direitos Humanos, Previdenciário, Gênero, raça e classe.

Os cursos profissionalizantes são Cuidados com idoso e Crianças, Noções Básicas de Informática e também uma pesquisa sobre Trabalho remunerado e não remunerado das trabalhadoras domésticas em nível local e nacional.

“Estamos aguardando o cronograma dos cursos e resolvendo algumas pendências”, disse Maria Noeli dos Santos.

 

Durante o Fórum, os alunos da UFRGS apresentaram suas teses sobre o trabalho doméstico no Brasil e América Latina. “Foi um evento que nos trouxe muito aprendizado”, disse a diretora da FENATRAD.

 

Participaram do Fórum as pesquisadoras Mary Goldsmith e Jurema Brites.

Compartilhe esta notícia: