Creuza Oliveira participa do Programa Domésticas em Ação

O Programa Domésticas em Ação, uma colaboração do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P.) com a Web Rádio Migrantes da Missão Paz, em São Paulo, contou com a ilustre presença de Creuza Maria Oliveira, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia  (Sindoméstico-Ba) e secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).

A experiência de mais de três décadas na luta, não apenas em prol dos direitos trabalhistas da categoria, como também em favor dos direitos das mulheres e dos negros no Brasil, revelam a riqueza e a importância que o depoimento de Creuza Oliveira tem para o entendimento global da própria categoria de trabalhadoras domésticas.

O resultado dessa conversa foram dois programas que estarão no ar ao longo das próximas duas semanas. No primeiro programa Creuza Oliveira contou um pouco mais sobre a trajetória pessoal enquanto empregada doméstica (trajetória essa que se iniciou com 10 anos de idade); em seguida, utilizando seu longo histórico de luta sindical, discutiu-se a organização institucional nacional e internacional das trabalhadoras domésticas.

No segundo programa, a entrevistada traz um panorama da situação atual das empregadas domésticas no Brasil, como os novos desafios impostos à categoria, como a garantia dos direitos trabalhistas às trabalhadoras domésticas migrantes e o ambiente político adverso no qual nos encontramos atualmente.

“Com um discurso que associa a necessidade de luta constante por parte da nossa categoria com a esperança de que dias melhores virão para toda a classe trabalhadora, Creuza Oliveira representa o que há de melhor no âmbito dos movimentos sociais e sindicais no Brasil. Sua presença em nosso programa nos honra muito. Convidamos todas as trabalhadoras domésticas a acessarem a página da WebRádio Migrantes para poderem escutar a fala de tão importante companheira”, concluiu Silva Maria da Silva Santos, presidente do (S.T.D.M.S.P).

Compartilhe esta notícia: