O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (Sindoméstico/PE), a Secretaria Estadual da Mulher, a Superintendência Regional do Trabalho e o Sindicato dos Empregadores Domésticos de Pernambuco lançaram nesta terça-feira, 01 de outubro, em Recife, o Programa Doméstica Cidadã. Trata-se de um curso de qualificação e formação cidadã voltado para as trabalhadoras domésticas do Estado.
Serão oferecidas 120 vagas divididas em quatro municípios: Recife, Paulista, Olinda e Gamaragibe.
As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 07 de outubro. As interessadas irão aprender sobre obrigações, direitos e cidadania.
O Programa Doméstica Cidadã surgiu a partir de recursos destinados pela vice-governadora Luciana Santos, quando então deputada federal, através de emenda parlamentar.
De acordo com a presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, o sindicato espera não só qualificar as companheiras profissionalmente, como também conscientizar politicamente. “É preciso que as companheiras tenham atuação dentro do sindicato para fortalecer a luta que é de todas nós. Nossa ideia é buscar novas parcerias para ampliarmos o número de vagas e contemplar um maior número de trabalhadoras”, disse.