Sindicato dos Empregados Domésticos da Paraíba realiza Encontro Estadual de Trabalhadoras Domésticas

O Sindicato Estadual dos Empregados Domésticos do Estado da Paraíba promoveu, neste domingo (24), o Encontro Estadual de Trabalhadoras Domésticas da Paraíba, em João Pessoa. O evento contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Região (Sintricom). Apoiaram o Encontro, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), a Federação Internacional de Trabalhadores Domésticos (FITH) e a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande.

Durante o evento, as trabalhadoras discutiram sobre seus direitos, a melhoria nas condições de trabalhado para as diaristas, e ainda lançaram a Campanha pela Implementação da Convenção 189. Este marco legal internacional visa melhorar as condições de vida e de trabalho da categoria, assegurando-lhes um emprego decente que lhes ofereça proteção equivalente às demais categorias.

Na ocasião, as autoridades políticas e organizações apoiadoras presentes assinaram uma Carta Compromisso, oferecendo seu apoio à luta das trabalhadoras domésticas no estado.

Carta Compromisso

O evento reuniu trabalhadoras domésticas da capital e de Campina Grande, organizações parceiras e de assessorias, como o Centrac e a Rede de Educação Cidadã (Recid). Contou ainda com a participação das deputadas estaduais, Estela Bezerra e Cida Ramos (ambas PSB); do vereador, Marcos Henrique (PT); Elenaide Carvalho, representando a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana; e Paulo Marcelo, diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Participaram do Encontro também Loisa Acciari, representante da Federação Internacional das trabalhadoras domésticas (FITH); Gloria Rejane, presidenta do Sindicato Estadual da Paraíba; Maria do Socorro Silva, diretora do Sindicato; Chirlene dos Santos Brito, diretora do Sindicato e conselho fiscal da Fenatrad, e Cleide Pinto, diretora da FENATRAD.

Compartilhe esta notícia: