A secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Oliveira, participou do I Encontro Internacional da Coalizão Negra Por Direitos. Este debate ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro, na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo (SP).
O objetivo do evento foi promover reflexões e trocar experiências nacionais e internacionais para o enfrentamento do racismo. E reuniu lideranças de movimentos do Brasil e do mundo em diferentes mesas de debates e rodas de conversa, além de uma apresentação cultural ao final da atividade.
Os temas abordados foram: segregação, cidadania, genocídio negro, guerra às drogas, saúde, religião, feminicídio, educação e política institucional.
Estiveram presentes a filósofa Sueli Carneiro, coordenadora executiva do portal Geledés, o educador Douglas Belchior e a fundadora do Movimento Mães de Maio, Débora Maria. Belchior é um dos fundadores da Coalizão e um dos articuladores do evento.
Participaram também representantes dos movimentos internacionais como, Black Lives Matter (EUA), Processo de Comunidades Negras (PCN – Colômbia), Confederación Comarca Afroecuatoriana del Morte de Esmeraldas (Equador) e JASS Stands for Just Associates (África do Sul).
“A participação da FENATRAD em um evento desta natureza é de extrema importância, pois faz parte da nossa luta o combate ao racismo e a todos os tipos de preconceitos. Foi uma excelente troca de conhecimentos e experiências”, frisou Creuza Oliveira.