Creuza Oliveira participa de Seminário Mulheres no Mundo do Trabalho

A secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Oliveira, foi uma das convidadas para o Seminário Mulheres no Mundo do Trabalho, promovido pelo Coletivo de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília, no último 7 de dezembro, na sede do Sindicato dos Bancários.

O evento faz parte da programação da campanha 21 Dias de Ativismo Feminista pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Durante a palestra, Creuza Oliveira afirmou que as empregadas domésticas começaram a ter direito à carteira de trabalho assinada em 1972, quando também ingressaram na Previdência Social. “Naquela época, para poder se inscrever na Previdência, era preciso apresentar uma ficha de antecedentes criminais”, lembra.

A história de vida de Creuza Oliveira foi destaque no seminário. Ela começou a trabalhar como doméstica aos 10 anos, e foi no ambiente de trabalho que sofreu todos os tipos de violência que podem ser cometidos contra as mulheres. Somente por volta dos 30 anos de idade, passou a integrar a Associação de Domésticas da Bahia, e desde então vem lutando pelos direitos das trabalhadoras domésticas.

Creuza Oliveira é um dos ícones da luta das
trabalhadoras domésticas.

O evento contou com a participação de várias organizações feministas do DF e do Brasil, na perspectiva de fortalecer a luta considerando a pluralidade de histórias, possibilidades, vivências, disparidades e diferenças entre as mulheres.

Compartilhe esta notícia: