Sindoméstico-Bahia protesta contra a perda de trabalhadoras como Jéssica

Publicada no dia 19 de fevereiro de 2020

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado da Bahia (Sindoméstico-Bahia) vem a público solidarizar-se com a família da jovem trabalhadora doméstica, Jéssica Santiago dos Santos, mulher negra de 29 anos, neste momento de perda e dor diante do brutal feminicídio que ceifou-lhe a vida e deixou órfão seu pequeno filho.

Jéssica, grávida de seis meses, na madrugada do dia 16 foi estuprada e esfaqueada em seu local de trabalho pelo neto de sua empregadora, vindo a óbito após pedir socorro, com seu primeiro filho no colo, pelas ruas do bairro Canela.

Uma violência que nos estarrece pelo ritual de crueldade e pela negação da vida humana.

Nós, mulheres negras e trabalhadoras domésticas, a cada dia vivemos, presenciamos e ouvimos relatos de violência contra nossas irmãs. É a carteira de trabalho que não é assinada. É o assédio moral e sexual e o racismo que nos aniquila a cada dia.

É a vida de nossos filhos que perdemos para violência policial e para o tráfico de drogas. É a nossa saúde, que se desfaz nos transportes lotados e nas longas distâncias para chegar às casas onde vamos colaborar com a renovação da força produtiva dos trabalhadores e com o cuidado das novas gerações.

Por tudo isso e por mais dignidade e respeito à vida das mulheres, é que pedimos justiça para Jéssica, reparação para sua família e o compromisso do Estado em executar programas e ações de prevenção, assistência e coibição da violência contra as mulheres.

Compartilhe esta notícia: