‘Não é fácil ser trabalhadora doméstica no Brasil’, diz Maria Izabel Monteiro em entrevista

Publicada no dia 28 de fevereiro de 2020

A presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do município do Rio de Janeiro, Maria Izabel Monteiro, participou recentemente do Programa Núcleo Sindical, concedendo uma entrevista a apresentadora Alice Daflon.

A sindicalista falou sobre diversos temas ligados ao trabalho doméstico no Brasil. Ao ser questionada sobre o que é ser mulher trabalhadora doméstica, Maria Izabel resumiu a resposta em duas palavras: ‘preconceito’ e ‘discriminação’. “Não é fácil ser trabalhadora doméstica no Brasil. Eu já tenho 20 anos de profissão e ainda sinto que o olhar é diferente quando afirmo que sou doméstica”, disse.

De acordo com Maria Izabel, é necessário criar políticas públicas que atendam as demandas da categoria das domésticas. “Precisamos ter um apoio especial, politicamente isso não acontece. Conquistamos muitos direitos, mas eles não são respeitados pelos empregadores”, frisou.

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do município do Rio de Janeiro atende atualmente 177 domésticas. “Fazemos um trabalho muito amplo para a categoria”, afirmou Maria Izabel.

Veja a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=GZtuJoOxg58&feature=youtu.be

Compartilhe esta notícia: