Publicada no dia 3 de março de 2020
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) realizou dos dias 28 de fevereiro a 02 de março, o Seminário sobre Organização Sindical, com o objetivo de reunir a comissão que vai organizar o 12º Congresso Nacional da entidade. O evento aconteceu na Casa de Retiro Assunção, em Brasília e recebeu o apoio da Federação Internacional das Trabalhadoras do Lar (FITH), na pessoa de Louisa Acciari, oficial de programas da entidade. O 12º Congresso Nacional da FENATRAD vai ser do dia 19 a 23 de agosto de 2020, em Brasília.
Foram debatidos temas como a importância da filiação da categoria aos sindicatos; o trabalho imigrante; a organização sindical e os desafios para o 12º Congresso Nacional da categoria.
Uma das mesas apresentadas durante o evento foi sobre ‘Boas práticas de Administração Sindical’, com a participação de Doug Moore, representante da FITH (Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas); Jana Silverman, diretora de programas do Solidarity Center AFL-CIO no Brasil e Paraguai; e Francisco Xavier, diretor da FENATRAD.
Destaque também para o tema ‘A proposta de Reforma Sindical e seus impactos nos sindicatos das trabalhadoras domésticas’, mediado por Myllena Calazans, Assessora Jurídica da FENATRAD e Antônio Almeida, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviço da CUT (CONTRASC).
No dia 01º de março, a direção da FENATRAD se reuniu e definiu a Comissão Organizadora para o 12º Congresso Nacional da federação. O colegiado é composto pelos representantes da executiva da FENATRAD; a presidenta Luiza Batista, a secretária-geral Creuza Oliveira, e os diretores Francisco Xavier, Silvia Santos, Cleide Pinto e Chirlene dos Santos. Em maio, a Comissão volta a se reunir presencialmente para definir temas e palestrantes.
Mesa de Abertura
A mesa de abertura, no dia 28 de fevereiro, teve a participação de Luiza Batista, presidenta da FENATRAD; Doug Moore, representante da FITH (Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas); Jana Silverman, diretora de programas do Solidarity Center AFL-CIO no Brasil e Paraguai; e Antônio Almeida, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviço da CUT (CONTRASC).
O evento também contou com a presença de Julimar Roberto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviço da CUT (CONTRASC) e Ismael José César, diretor da CUT Nacional.