Sindicatos das Domésticas presentes de forma ativa nos atos do 8 de Março em diversas cidades do Brasil

Publicada no dia 10 de março de 2020

Os Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas de várias cidades do Brasil participaram ativamente dos atos realizados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os movimentos sociais do país se reuniram nas principais cidades para protestar por melhores condições de trabalhos e salários para as mulheres; fim do preconceito e discriminação; combate ao feminicídio e a violência contra a mulher e contra os desmandos e perdas de direitos promovidos pelo governo Bolsonaro.

Ato em São Luís/MA

Sindoméstico de Volta Redonda

O ato realizado em Volta Redonda reuniu trabalhadoras de várias categorias. Além da OAB e demais entidade dos movimentos sociais. Durante o evento, foi realizado uma homenagem a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018. 

Jorgina dos Santos

“A mulher negra e trabalhadora doméstica está sempre lutando pela igualdade de direitos e pelo fim do feminicídio. E a doméstica pode passear onde ela quiser (alusão à declaração discriminatório do ministro da Economia, Paulo Guedes). Estaremos sempre nas ruas gritando: Fora Bolsonaro!”, disse Jorgina dos Santos, tesoureira do Sindoméstico de Volta Redonda.

Sindoméstico do Maranhão

As companheiras do Sindoméstico do Maranhão, Valdelice Almeida, e Maria Isabel Costa, e demais companheiras, estiveram presentes na caminhada em São Luís com a participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Companheiras do Sindoméstico do Maranhão

Sindoméstico de Campina Grande

A companheira Chirlene Brito e demais companheiras estiveram presentes no ato em defesa da mulher, em Brasília (DF).

Ato em Brasília com Sônia Guajajara

Sindoméstico do município de São Paulo

A presidenta do STDMSP, Silvia Maria da Silva Santos, e demais companheiras participaram do ato em homenagem ao Dia da Mulher, na Avenida Paulista.

Ato na Avenida Paulista

Sindoméstico de Sergipe

As companheiras Quitéria Santos, Cleide Pinto e Louisa Acciari, da Federação Internacional das Trabalhadoras do Lar  (FITH) participaram do ato em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizado em Aracajú. 

Ato em Aracaju

Sindoméstico do município do Rio de Janeiro

A presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domesticas do município do Rio de Janeiro, Maria Izabel Monteiro, participou de uma roda de conversa organizada pelo Grupo de Mulheres ‘Nós na Luta’ e ‘Pastoral Afro’, em Vila Aliança, Bangu, Rio de Janeiro. O tema foi Saúde e Auto Cuidado. 

Roda de conversa com Maria Izabel Monteiro

Sindoméstico do Acre

A companheira Ana Maria da Silva foi homenageada em uma matéria do Jornal do Acre, afiliada da Rede Globo, em uma reportagem sobre ‘Mulheres Sexo Forte’. Ela e demais companheiras criaram o Sindoméstico do Acre. 

“A mulher é mais forte que o homem. A mulher brasileira tem uma força que nem sabem de onde ela vem. A força vem de Deus. A mulher é uma gigante”, disse Ana Maria.

Ana Maria, presidenta do Sindoméstico do Acre

Veja a matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/8381732/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

Compartilhe esta notícia: