FENATRAD realiza capacitação online para trabalhadoras domésticas

Publicada no dia 5 de outubro de 2020

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) está realizando uma capacitação online (WhatsApp) para a categoria. O curso está sendo desenvolvido pelo Projeto ‘Mulheres, Dignidade e Trabalho”.

São parceiros deste projeto a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a CARE Internacional, com apoio da Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O curso foi dividido dois temas centrais: Direito do Trabalho e Direitos Humanos. Participam do curso 400 trabalhadoras domésticas de todo o Brasil.

De acordo com a presidenta da FENATRAD, Luiza Batista, o principal objetivo é empoderar a categoria. “Vimos a necessidade das nossas companheiras estarem informadas dos seus direitos. Um curso muito importante para a FENATRAD. O curso foi muito bem aceito pela categoria. A capacitação é fundamental para que as trabalhadoras possam estabelecer um diálogo com os empregadores e se empodere de informações para reivindicar aquilo que nós conquistamos com muita luta. Parabéns a todas as entidades envolvidas no projeto e a todas as companheiras que abraçaram esta causa”, disse

Entrevista

Na sexta-feira (2), a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do município do Rio de Janeiro (Sindoméstico/RJ), Maria Izabel Monteiro, e a representante da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro  participaram de uma entrevista na Rádio Contraponto, de Pelotas/RS, sobre o Projeto.

“Este curso vai dar possibilidade às trabalhadoras domésticas se certificarem de que os empregadores estão de fato garantindo seus direitos. Existe uma defasagem do cumprimento da lei para a nossa categoria. É preciso que todas as trabalhadoras estejam preparadas para exigir os direitos que nos cabe”, frisou Maria Izabel Monteiro.

Compartilhe esta notícia: