Publicada no dia 03 de novembro de 2020
No último sábado (31), às 17h, ocorreu a formatura da 1ª turma, com cerca de 400 trabalhadoras domésticas, do curso online “Domésticas com Direitos”. A iniciativa é da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e Themis, com apoio de Care, Ministério Público do Trabalho (MPT), Agência Francesa de Desenvolvimento e a UniRitter.
Cada trabalhadora que concluiu o curso recebeu um certificado de 60h/aula, da UniRitter.
“Esse curso foi pensando para ser realizado presencialmente. Mas com a pandemia ele teve que ser adaptado para o formato online. Essa forma contemplou um número maior de trabalhadoras”, disse a presidenta da FENATRAD, Luiza Batista.
O curso foi dividido em 10 módulos, que vão desde direitos humanos, trabalhistas e previdenciários da categoria, até sindicalismo e feminismo. Audioaulas, videoaulas, filmes, cards com resumos do conteúdo, poesias e músicas compõem o material enviado às setes turmas no WhatsApp semanalmente.
“Todas as trabalhadoras se sentiram gratificadas com o curso. Muitas se declararam empoderadas, pois agora se sentem aptas para dialogar com os empregadores e falar para eles sobre os seus direitos. Foi muito importante este curso para a formação das companheiras. A FENATRAD espera em breve ampliar essa iniciativa e empoderar novas trabalhadoras. O nosso trabalho é digno e merece ser respeitado. Somos cidadãs de direitos, pertencentes à classe trabalhadora”, frisou a dirigente sindical.
“A FENATRAD fica muito grata a todas as parcerias que puderam viabilizar a realização do curso. As diretoras Da FENATRAD e responsáveis pelos sindicatos em várias cidades do Brasil. Todas as que tivera, envolvidas no curso. Informação é poder”, acrescentou Luiza Batista.