FENATRAD e Themis lançam curso por WhatsApp para trabalhadoras domésticas

Publicada no dia 17 de fevereiro de 2021

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e a Themis abriram as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional #DomésticascomDireitos, realizado via WhatsApp. Gratuita, a formação tem por objetivo capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás sobre trabalho decente, cozinha sustentável, cuidado básico de idosos, entre outros tópicos. As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, 22 de fevereiro. O apoio é da Care, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, da AFD e do Senac.

Para participar do curso, as trabalhadoras serão incluídas no grupo de WhatsApp, que funciona como uma sala de aula. As trabalhadoras receberão os conteúdos semanalmente por meio de pequenos textos, em cards, áudios e vídeos curtos. As professoras também estarão à disposição para dúvidas, assim como a equipe Themis e as lideranças sindicais que fazem parte do projeto.

De acordo com a presidenta da FENTRAD, Luiza Batista, as trabalhadoras domésticas que fizeram a primeira etapa do curso e já se inscreveram estão muito felizes, convidando outras companheiras a participar.

“Esse reconhecimento faz com que a FENATRAD se articule cada vez mais para garantir à categoria que representa melhores condições de trabalho e conscientização, valorizando nossa luta, nossas conquistas. E informação é poder”, disse.

A internet será custeada pela Themis com recargas de celular pré-pago (de cartão) durante todo o curso para as mulheres matriculadas. Para fazer a capacitação, é preciso dedicar um tempo na semana para as aulas e as atividades, no horário que a trabalhadora escolher.

A diretora da FENATRAD, Cleide Pinto, afirma que o curso inicialmente seria presencial para os sindicatos do Rio de Janeiro. Por conta da pandemia, ele foi adaptado e recebeu uma abrangência nacional.

“O curso aborda temas muito importantes para a formação das trabalhadoras, como: direitos humanos, direitos trabalhistas, feminismo, entre outros”, destacou.

Ao final do curso, as trabalhadoras que realizarem todos os módulos receberão um diploma do Senac, com 100 horas de curso. As inscrições são limitadas e devem ser feitas neste link: http://bit.ly/DomesticasComDireitos

Inovadora, a iniciativa da qualificação por WhatsApp foi realizada pela primeira vez entre agosto e outubro de 2020, com a participação de mais de 400 domésticas de todas as regiões do Brasil. Na ocasião, as trabalhadoras que concluíram todos os módulos participaram de uma cerimônia de formatura online e receberam diploma da UniRitter.

Serviço:

Curso #DomésticasComDireitos, totalmente online

INSCRIÇÕES: são gratuitas e devem ser feitas até segunda-feira, 22 de fevereiro

ONDE: http://bit.ly/DomesticasComDireitos

PÚBLICO: Trabalhadoras domésticas remuneradas (Faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás)

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 01 de março a 04 de julho

REALIZAÇÃO: Themis e Fenatrad, com apoio da Care, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, da AFD e do Senac.

Compartilhe esta notícia: