Convocamos as trabalhadoras domésticas a participar de pesquisa sobre Covid-19 e condições de trabalho

Publicada no dia 2 de março de 2021

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), junto com outras instituições, está participando da pesquisa “Covid-19 Como Doença Relacionada ao Trabalho”, que ajuda a mapear as condições de trabalho de quem exerce funções presenciais na pandemia. Sendo assim, a FENATRAD solicita aos sindicatos filiados o repasse dessa matéria à categoria. Eis o link para participar da pesquisa: (encurtador.com.br/kot16)

Esse trabalho está sendo realizado por pesquisadores de importantes instituições do país e do exterior; como USP; Unesp; University College London; Unicamp; PUC-SP; PUC-Campinas e UFAC, e foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos pelo parecer número 4.290.745

O projeto pretende dar visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pela Covid-19, e obter informações que possam apoiar as campanhas e demandas dos sindicatos. As trabalhadoras domésticas foram uma das categorias mais atingidas pela crise, com mais de 1.5 milhão de empregos destruídos e perdas salariais. E também contraíram o vírus e algumas faleceram. Contudo, ainda temos poucos dados sobre as taxas de infecção, adoecimento e falecimentos no setor. 

A pesquisa busca saber, por exemplo, se as trabalhadoras domésticas receberam material de proteção adequado, se as normas de higiene e saúde foram respeitadas no local de trabalho e que tipo de medidas foram tomadas em caso de adoecimento. Sabemos que para muitas ainda falta acesso aos direitos previdenciários, diminuindo assim o amparo legal e trabalhista em caso de contágio pela Covid-19. 

O estudo será conduzido em duas etapas: coleta de dados estatísticos sobre os riscos enfrentados no trabalho e entrevistas individuais por telefone para dar mais visibilidade às experiências das trabalhadoras. O portal da pesquisa contém ainda uma galeria de retratos de sobreviventes e de vítimas da Covid-19, caso as participantes queiram compartilhar suas histórias e de seus familiares. (https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/c%C3%B3pia-vitimas)

A FENATRAD e seus sindicatos filiados estão divulgando o formulário e incentivando as trabalhadoras domésticas que trabalharam ou estão trabalhando presencialmente na pandemia a responder. O formulário pode ser acessado aqui, e respondido diretamente por telefone ou computador. A identidade dos participantes será mantida em total sigilo. A equipe de pesquisadores se compromete ainda a responder às dúvidas e perguntas dos participantes, trabalhando em conjunto com os sindicatos para melhorar a informação, orientação e atendimento.

Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, avalia que: “essa pesquisa é muito importante como forma de ter mais dados sobre as trabalhadoras domésticas que se contaminaram e continuaram trabalhando. Vai também dar mais visibilidade às nossa luta e apoiar nossas demandas por uma maior proteção legal da categoria.”

Em caso de duvidas, as respondentes podem entrar em contato com a FENATRAD ou com a equipe do projeto: [email protected] 

Agradecemos desde já a disponibilidade de todas e todos para colaborar com a pesquisa!

Compartilhe esta notícia: