Themis e FENATRAD lançam o Guia da Contratação Responsável

Publicada no dia 17 de junho de 2021

A valorização do trabalho doméstico ainda é um desafio no Brasil. A categoria, composta por mais de 8 milhões de profissionais, a maioria mulheres negras e de periferia, sofre as mais diversas formas de discriminação, como assédio e baixa remuneração, reflexo de uma cultura escravocrata.

Pensando nisso, a Themis e a FENATRAD lançam, no âmbito do projeto “Mulheres, Dignidade e Trabalho, o Guia da Contratação Responsável”, um manual prático, para ter sempre em mãos, com orientações claras e objetivas de como proceder na hora de contratar uma trabalhadora doméstica remunerada, seja ela mensalista ou diarista.

Nele, a empregadora e o empregador encontrarão quais são as obrigações trabalhistas, como a necessidade de assinar a carteira de trabalho e a fazer o recolhimento previdenciário e de FGTS, no caso das mensalistas, assim como dicas para fortalecer ainda mais a empatia e a valorização dessas profissionais. Por exemplo: nunca diga que a trabalhadora é “quase da família”. Elas têm a família delas! Este tipo de discurso reforça a ideia da informalidade, justamente por ser algo familiar. O que é totalmente errado. A maneira efetiva de valorizar a trabalhadora é remunerá-la bem e reconhecer que ela realiza um trabalho produtivo, que deve ser respeitado como tal.

Baixe o guia completo: http://bit.ly/oguia-td

O guia é uma realização da Themis e FENATRAD, em parceria com a Care e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O apoio é da Global Fund for Women e do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro.

Compartilhe esta notícia: