XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas discute pandemia e trabalho análogo à escravidão

Publicada no dia 12 de agosto de 2021

Teve início nesta quinta-feira (12) o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O evento vai ocorrer de hoje (12) até domingo (15). O tema é “Trabalhadoras Domésticas em Movimento-Luta e Resistência em Contexto de Pandemia e Trabalho Escravo”.

Congresso realizado de forma virtual

A entidade, que é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), realiza, pela primeira vez na sua história, o Congresso de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19. A logística virtual tem o apoio da CUT. O evento é uma realização também do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD).

Nesta quinta-feira (12) o evento teve início às 9h30. A Mesa de abertura contou  com a presidenta da entidade, Luiza Batista, e representantes das seguintes entidades: CUT, CONTRACS, FITH, CONLACTRAHO. A moderadora é Jana Silverman. E a tradução fica por conta de Louisa Acciari.

A presidenta da entidade, Luiza Batista, deu as boas-vindas aos participantes e desejou um ótimo Congresso a todos.

 “A nossa luta não tem sido fácil. Desde 2020, o mundo está enfrentando uma pandemia e a nossa categoria tem sido muito afetada na saúde, com perda de vidas, e também de empregos”, frisou a presidenta da FENATRAD.

“Dentro deste contexto, estamos realizando o nosso Congresso, com o apoio de parceiros, para nortear os nossos trabalhos e a luta pela ampliação dos direitos da categoria”, acrescentou.

No segundo dia do Congresso, os diretores farão um balanço das atividades e planejamento. Pela tarde ocorrerão os Grupos de Trabalho (GTs). Além disso, será lançado o livro “Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas em Tempos de pandemia: memória da Resistência”.

No dia 14 de agosto ocorrerá a elaboração do Plano de Luta. E no domingo (15), último dia do evento, será realizada a eleição da direção nacional da FENATRAD e do CNTD.

O Congresso contará ainda com momentos artísticos com as apresentações de poesias e música ao vivo.

GTs discutem questões das trabalhadoras domésticas

Durante o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, no dia 13 de agosto, os Grupos de Trabalho discutirão questões relativas à categoria das trabalhadoras domésticas. Serão debatidos os temas: saúde da trabalhadora doméstica; violência e assédio; direitos trabalhistas e políticas públicas e trabalho análogo à escravidão.

Entidades parceiras

O evento conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH); ONU Mulheres; Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos; Solidarity Center; Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Domésticos (CONLACTRAHO); Teia Comunicação; CARE; Mulheres Dignidade e Trabalho; Movimento Negro Unificado (MNU), Ministério Público do Trabalho (MPT); CFEMEA; Fundação Ford; SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia; Agence Française de Dévepoppemente (AFD) e Elas Fundo de Investimento Social.

Compartilhe esta notícia: