Publicada no dia 11 de março de 2022
A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, participou, nesta quinta-feira (10), do encontro “Mulheres com Lula para Reconstruir o Brasil”. O ato contou com a presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e de mulheres de mais de 20 entidades entre movimentos sociais, populares e sindicais, e também de partidos políticos de esquerda de todo o Brasil. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT e pela presidenta do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann, e foi realizado de forma híbrida (presencial e online). Ocorreu em um hotel na região central da capital paulista. Mais de quatro mil mulheres acompanharam o encontro virtualmente.
Em seu discurso, Lula disse querer criar um projeto político “com um leque de pessoas que ajudem a mudar esse país”. “Nunca um homem precisou tanto de vocês como eu estou precisando. Façam prevalecer a maioria que vocês são. Façam prevalecer a razão que vocês têm”, disse.
Na ocasião, foram discutidos temas sobre a luta das mulheres brasileiras por seus direitos; a reconstrução do país e políticas de igualdade de gênero.
Luiza Batista esteve na mesa ao lado de Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres no governo de Dilma Rousseff; Rosângela da Silva, conhecida como Janja, socióloga e companheira do ex-presidente Lula; Luis Inácio Lula da Silva; a deputada federal Gleisi Hoffmann e a diretora de mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Dona Nice.
“Foi um evento muito importante. Aproveitei a oportunidade para entregar ao ex-presidente Lula o plano de luta da FENATRAD para os próximos quatro anos. Afirmei o compromisso de que na próxima eleição estaremos juntas para trabalhar, eleger o presidente Lula e reconstruir o Brasil. Me senti honrada, pois nunca estive numa atividade com o ex-presidente Lula”, disse Luiza Batista.
Participaram do evento a vereadora carioca e viúva de Marielle Franco, Monica Benício (PSOL), e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Além delas, estavam presentes as deputadas federais Maria do Rosário (PT), Natália Bonavides (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Perpétua Almeida (PCdoB) e Talíria Petrone (PSOL).
Além da FENATRAD, estiveram representados o Conselho Nacional de Seringueiros; a Marcha Mundial de Mulheres (MMM); a Articulação Brasileira de Mulheres; a União Brasileira de Mulheres (UBM); o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ); a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT); o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento Negro Unificado (MNU).