Publicado no dia 18 de julho de 2022
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou do evento realizado pelo Fundo Elas Mais, nos dias 12 a 15 de julho, no Rio de Janeiro.
O evento reuniu mais de cem entidades que participaram dos editais dos projetos do Elas e Mulheres em Movimento e do Elas e Coalizão Negra.
O edital Mulheres em Movimento 2022 busca fortalecer grupos liderados por mulheres e pessoas trans de todo Brasil. Com recursos, o MM22 vai apoiar 80 grupos em doações que vão direto para as mãos das mulheres e pessoas trans.
Já o edital Aliança Negra Pelo Fim da Violência tem verba destinada a fim de fortalecer organizações da sociedade civil que atuam no enfrentamento ao racismo no Brasil, em especial, contra a violência racial.
Os Sindicatos dos Trabalhadores Doméstico de Nova Iguaçu, Bahia e Maranhão foram contemplados nos editais
A FENATRAD foi convidada para dissertar sobre a luta da categoria. “Foi muito importante a nossa participação. Na ocasião, falei sobre as atividades que realizamos e das alianças que temos com outros movimentos. Além da necessidade de aproveitar esses espaços para fazer novas alianças”, disse Cleide Pinto, coordenadora de Atas da federação.
Estiveram presentes no evento também Creuza Oliveira, presidenta de honra da FENATRAD e presidenta do SINDOMÉSTICO/BA e Valdelice de Jesus Almeida, presidenta do S SINDOMÉSTICO /MA.
Creuza Oliveira fez uma avaliação da conjuntura política do país durante o evento.
“Foi um encontro riquíssimo que coloca a mulher na ordem do dia. Debatemos sobre pobreza, participação política, empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher, dentre outros temas. Tivemos uma diversidade de representação do movimento de mulheres. O evento tambémfez uma homenagem as mulheres que se destacam na luta pelos direitos humanos”, disse Creuza Oliveira.