Em encontro com Lula, FENATRAD entrega Carta- Compromisso com pautas da categoria

Publicado no dia 5 de setembro de 2022

 A coordenadora de Atas, Cleide Pinto, a presidenta de honra, Creuza Oliveira, e demais representantes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e sindicatos, participaram de encontro com o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (4), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo (SP). Cleide Pinto representou no evento Luiza Batista, presidenta da FENATRAD.

Na ocasião, ela entregou ao candidato Lula uma Carta- Compromisso com as pautas de luta da categoria. Na Carta, a FENATRAD expõe a realidade atual das trabalhadoras domésticas pós-pandemia, com perdas de direitos, desemprego, empobrecimento e fome, adoecimento físico e mental. E também cita a “ausência absoluta de políticas públicas específicas para as trabalhadoras domésticas no Governo Bolsonaro” e expõe desafios da categoria.

A Carta-Compromisso da FENATRAD prevê também propostas como a defesa e ampliação dos direitos trabalhistas, previdenciários e sindicais; políticas públicas promotoras de justiça social e igualdade; combate ao trabalho doméstico análogo ao escravo; promoção da saúde e do bem-estar das trabalhadoras domésticas e o enfrentamento à violência, ao assédio e ao racismo.

O candidato Lula se comprometeu a dialogar com a sociedade civil para tornar efetivas as propostas apresentadas no documento. “Me comprometo a ler o documento que recebi hoje e vamos juntos melhorar a vida das trabalhadoras domésticas no país”, garantiu.

“Eu quero é que o filho da trabalhadora doméstica tenha a mesma oportunidade de disputar uma vaga com qualquer pessoa E para que a pessoa tenha a chance de disputar, a primeira coisa que a gente tem que ter é comida. A gente tem que comer bem. Nós queremos criar as condições para que todos tenham oportunidades”, disse o ex-presidente Lula.

Durante o evento, a presidenta de honra da FENATRAD, Creuza Oliveira, prestou uma homenagem ao candidato Lula. Ela cantou um trecho da música “Amigo”, do cantor Roberto Carlos.

Em seu pronunciamento, Creuza Oliveira destacou a importância da PEC das Domésticas. “Agradecemos aos governos do PT o Trabalho Doméstico Cidadão (TDC); a PEC das Domésticas; o FGTS; horas extras; adicional noturno, acidente de trabalho etc. Tudo isso foi conquistado nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma. Nossa categoria foi ouvida por diversos ministérios, como o da Saúde; Educação; Trabalho e Secretaria de Políticas para Mulheres. Por tudo isso queremos Lula de novo”, frisou.

Cleide Pinto, coordenadora de Atas da FENATRAD, afirmou que é filha de trabalhadora doméstica e que cresceu dentro do sindicato. “Minha mãe contava que a categoria não era recebida antes do governo Lula lá no Planalto. As companheiras eram recebidas com bomba de efeito moral. E, no governo Lula, a nossa categoria foi recebida com tapete vermelho.  Nossas conquistas têm o dedinho do Lula e da Dilma”, frisou.

“Este evento vai ficar na história e marcar as nossas vidas. Com certeza, com o Lula na Presidência, teremos de volta os nossos direitos que foram travados neste governo atual. É Lula de novo, para a alegria das domésticas”, frisou Cleide Pinto.

 Diana Soliz Soria de Garcia, diretora do Departamento Doméstica Migrante e Indígena do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP) falou sobre o trabalho realizado com as companheiras imigrantes.

 Cárcere privado

 Em depoimento, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba), Valdirene Boaventura dos Santos, contou a situação que passou de cárcere privado quando começou no trabalho doméstico.

Estiveram presentes ainda o candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); o candidato a governador de São Paulo, Fernando Haddad e sua esposa, Estela Haddad; a companheira de Lula, Janja; o ex-governador Márcio França (PSB), candidato ao Senado; e a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT.

O evento reuniu diretoras da FENATRAD e dos Sindicatos filiados. Além da companheira, Maria Noeli, representante internacional da FENATRAD na COLACTRAL.

Presenças

Creuza Oliveira – presidenta de honra da FENATRAD e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/ BA)

Cleide Pinto – coordenadora de Atas da FENATRAD e presidenta Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Nova Iguaçu

Diana Soliz Soria de Garcia – Sec. de Organização da FENATRAD e coordenadora do departamento Domésticas Migrantes e Indígenas do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP).

Rosa Maria Mota de Jesus – diretora da FENATRAD e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Franca

Aparecida Marcondes de Oliveira – diretora da FENATRAD

Silvia Maria da Silva Santos – presidenta do Sindicato dos trabalhadores domésticos do município de São Paulo

Jorgina dos Santos – presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda

Maria Izabel Monteiro – presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de janeiro

Compartilhe esta notícia: