FENATRAD participa do Fórum Regional de Seguridade Social para Trabalhadoras Domésticas

Publicado no dia 7 de novembro de 2022

A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Cleide Pinto e a secretária de Formação Sindical, Chirlene Brito, participaram do Fórum Regional de Seguridade Social para Trabalhadoras Domésticas, promovido pela Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITH). O evento ocorreu do dia 2 a 5 de novembro, em Lima, no Peru.

O fórum teve o objetivo de aprofundar a compreensão da categoria sobre a seguridade social. Durante o evento, foram mapeados os benefícios mais necessários da seguridade social, além de traçar estratégias de ação sindical para alcançar as prioridades identificadas.

As diretoras da FENATRAD apresentaram as experiências do Brasil na área. Cleide Pinto destacou que “muitos direitos da categoria já foram conquistados no Brasil. Com a vitória do ex-presidente Lula, vai ficar mais fácil dialogarmos com o governo e fazer valer esses direitos. Frisamos no fórum que agora a nossa meta é lutar pelos direitos das diaristas. Foi um evento muito construtivo”, afirmou.

“Aprendemos e trocamos experiências sobre seguridade social no trabalho doméstico, falamos sobre a importância da Convenção 189 da OIT e a luta de todas por um espaço de trabalho digno e decente, sem violência para nós trabalhadoras domésticas”, disse Chirlene Brito.

O evento reuniu trabalhadoras de diversos países da América Latina.

Esteve presente também a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP), Silvia Maria dos Santos.

Compartilhe esta notícia: