Sindicato do município de São Paulo (STDMSP) apresenta, em Lima, a pioneira experiência da Convenção Coletiva do Trabalho

Publicado no dia 8 de novembro de 2022

A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP), Silvia Maria dos Santos, participou do Fórum Regional de Seguridade Social para Trabalhadoras Domésticas, promovido pela Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITH). O evento ocorreu do dia 2 a 5 de novembro, em Lima, no Peru.

O Fórum teve o objetivo de aprofundar a compreensão da categoria sobre a seguridade social. Durante o evento, foram mapeados os benefícios mais necessários da seguridade social, além de traçar estratégias de ação sindical para alcançar as prioridades identificadas.

Na ocasião, a sindicalista abordou o pioneirismo da experiência do sindicato da cidade de São Paulo, onde há uma Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Este avanço é resultado de uma luta do STDMSP.

“No Fórum falei um pouco sobre os benefícios que as trabalhadoras domésticas têm com relação à previdência social, desde que tenha registro em carteira, e que no município de São Paulo foi mais fácil do que no resto do Brasil por conta da convenção coletiva”, disse Silvia Maria dos Santos.

“A FENATRAD trabalha para que o acordo coletivo se estenda para todas as cidades. Percebemos na troca de experiência que o Brasil está bem à frente na conquista de direitos”, afirmou.

Compartilhe esta notícia: