Nota de pesar pelo falecimento de Myrtle Witbooi, uma das fundadoras da FITH

Publicada no dia 16 de janeiro de 2023

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) emite nota de pesar pelo falecimento da companheira Myrtle Witbooi, nesta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023.

Myrtle Witbooi nasceu na África do Sul, em 1947, foi uma das fundadoras e presidente da Rede Internacional de Trabalhadoras Domésticas (FITH IDWN), ela também atuou como secretária-geral do Sindicato de Trabalhadores Domésticos e Aliados da África do Sul (SADSAWU).

Em 2011, Myrtle ajudou a liderar a coalizão internacional de trabalhadores domésticos que garantiu a aprovação da Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Trabalho Decente para Trabalhadores Domésticos, a Convenção 189).

Nota:

“Apresentamos nossas condolências à família da nossa grande líder, a guerreira Myrtle Witbooi, que nos deixou nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, com um grande legado de lutas que ultrapassou as fronteiras em prol dos trabalhadores e trabalhadoras domésticos e domésticas.

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) externa seus sentimentos à Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH).

Descanse em paz, seguiremos na luta sempre.

Myrtle, presente hoje e sempre.”

Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD)

Compartilhe esta notícia: